Treinamentos e competição no México

Passado o impacto da chegada na altitude e o frio inesperado, agora com duas semanas no México já estamos mais adaptados tanto com as condições climáticas que melhoram bastante como com a estrutura e equipe de treinamento que acompanhamos em alguns treinos.  A alimentação também melhorou muito, encontramos um restaurante de comida caseira onde podemos pedir o que gostamos, tudo muito parecido com a comida brasileira que estamos acostumados.

Treinamentos, intensidades e sensações
Esta semana tivemos alguns estímulos de intensidade com treinos intervalados de corrida e ciclismo, também fiz o primeiro longo de corrida e me pareceu mais difícil que os de intensidade. Particularmente já senti que a respiração aos poucos começa a não ficar tao ofegante quanto no início quando chegamos, mesmo assim a dificuldade ainda é muito grande com relação a manter a intensidade e tempos que fazemos no Brasil ao nível do mar.
Quarta: Ciclismo no velodromo, intervalado + Fartlek corrida - muito dificil, exaustivo

Quinta: Corrida longa no parque - muito dificil, exaustivo

Sexta: Viagem para competição – day off

Sabado: Duathlon – descrição da prova abaixo

Domingo: Ciclismo leve no velodromo (treino longo cancelado devido a chuva) -  leve, facil
Campeonato Mexicano de Duathlon

Na sexta-feira saímos as 5h30min de Toluca junto com o Mario Salazar e seus atletas em direção a cidade de Zacatecas onde disputamos o Campeonato Nacional de Duathlon 2013. No trajeto pudemos desfrutar de paisagens maravilhosas com muitas montanhas e vegetação diversificada. Paramos diversas vezes para nos alimentar e hidratarmos, isso fez com que levassemos quase 12 horas de viagem. Chegamos próximo das 18h em Zacatecas e já fomos diretamente fazer a retirada dos kits e participar do congresso técnico.
A prova teve poucos atletas devido a distância mas mesmo assim o nível foi muito alto devido a presença de atletas de elite como os atuais campeão e vice-campeão mexicano de duathlon, lembrando que pra correr elite no México o atleta tem que ter índice de corrida para 15min30seg em 5 km na pista. O formato foi sprint com 5 km de corrida, 22 km de ciclismo e mais 2,5 km de corrida em percurso muito duro, com subidas muito íngremes na corrida e ciclismo. O clima também foi adverso com frio e vento na altitude de 2400 metros de Zacatecas.
Como meu objetivo não é esta prova, utilizei a competição para testar as sensações de competir na altitude e fui mantendo o esforço de uma forma que não precisasse abandonar e nem quebrar muito o rendimento durante a disputa. Saí de forma conservadora nas subidas da primeira corrida e aumentava o ritmo e amplitude das passadas nas descidas onde parecia ser mais fácil de respirar e assim finalizei os 5km em 18min34seg muito cansado e com um pouco de tontura, mas em condições de fazer rapidamente a transição e me juntar com um pelotão onde pedalei quase todos os 22km de ciclismo fazendo muita força pra suportar os diversos ataques e subir forte pra não perder o pelotão. No final do ciclismo já não tinha mais condições e não resisti ao último ataque e perdi o pelotão faltando 3 km pra terminar. Nesse momento havia o primeiro pelotão com cerca de 6 atletas e este outro que eu estava com mais 9 atletas na minha frente. Teminei o ciclismo em 38min40seg, com média em torno de 33k/h. Cheguei na transição sozinho e sai me sentindo bem e corri o mais forte que pude fazendo os 2,5 km em exatos 10min, assim consegui buscar e ultrapassar 3 atletas que estavam no pelotão que perdi. Em situação normal creio que poderia brigar por um lugar no pódio e no mínimo garantir um Top10. Mas o objetivo não era resultado e sim performance e treinamento, foi o que fiz e isso é muito importante pra sentir a realidade de competir na altitude.

Obrigado, abraço a todos e semana que vem tem mais!