Preparação na altitude em Toluca no Mexico

Chegada em Toluca

Chegamos na terça-feira no dia 10 de setembro na Cidade do Mexico, capital mexicana. Fizemos cambio ainda no aeroporto, que é muito mais vantajoso que no Brasil onde a cotação do peso mexicano é maior e ainda cobram taxas abusivas pelo serviço, aqui para 1 real conseguimos 5 pesos. Logo depois pegamos o onibus para Toluca ainda dentro do aeroporto. A distancia é de aproximadamente 70 km, mas demoramos cerca de 2 horas devido ao horario e congestionamento. O custo do onibus foi de 153 pesos, ou pouco mais de 30 reais. Em Toluca o tecnico, atleta e organizador do Panamericano de Duathlon, Mario Salazar nos buscou no terminal de onibus e nos levou até a "Cidad Deportiva" onde estamos alojados e temos toda a estrutura de treinamento. É bem fácil de chegar nos hoteis da cidade saindo do terminal de taxi e custa cerca de 150 pesos ou 30 reais. 


Clima, comida e equipe de treinamento

Nossa maior "dificuldade" estava sendo o clima frio e chuvoso. Antes de vir olhei em um site de previsão e constava que a temperatura para os próximos 10 dias seria entre 20 e 30 graus, mas existe outra Toluca e aqui é Toluca de Lerdo no Estado de México. Então estamos enfrentando temperaturas entre 10 e 20 graus, com sensação abaixo disso quase sempre acompanhada de chuviscos. A dica pra quem vem é trazer roupas de frio e chuva! No início desta semana tivemos a alegria de ter um pouco de sol todos os dias e assim a temperatura subiu, em torno dos 25 graus.

A comida é boa e bem "picante", apimentada pra nós que não estamos acostumados. Particularmente prefiro nossa comida tradicional com feijão, arroz, carne, saladas e é possível comer isso aqui, mas o custo é maior nos restaurantes. Em média pagamos entre 20 e 40 reais as refeições nos restaurantes de Toluca. Mas existe a opção de comprar comida pronta pra comer no CT e isso se torna muito mais barato, entre 10 e 15 reais por refeição. 

Fizemos alguns treinos com o Mario Salazar e sua equipe. Além disso, acompanhamos ele em várias atividades, como aula de spinning, musculação, fomos ver a fabricação dos troféus do panamericano que serão artesanais, escolha das medalhas, camisetas e bolsas e saimos para jantar em diversos locais para conhecermos um pouco mais da cidade e da gastronomia mexicana. Tivemos também a oportunidade de conhecer e treinar na Sport City, uma grande academia integrada com café e loja. Lá tivemos a nossa disposição aulas de spinning, musculação, ginástica e natação, tudo em um ambiente bonito e muito agradável. 



Estrutura e locais de treinamento

Como pretendemos fazer competições preparatórias antes do Panamericano, por sugestão do Salazar nos filiamos a Federação Mexicana de Triathon e assim além de descontos nas incrições e seguro para acidentes durantes as competições e treinamentos, contamos com uma estrutura inacreditável na Cidad Deportiva e improvável que um dia tenhamos algo parecido no Brasil, nela temos a disposição piscina olímpica coberta, velódromo olímpico coberto, pista sintética de corrida, pista de terra de corrida, sala de spinning, academia de musculação e centro médico com exames e fisioterapia quando necessário. O local ainda conta campos de futebol, quadras de tenis, quadras de volei de praia, centro de treinamento de squash, estadio de beisebol, centro medico com exame antidopagem. O alojamento tem aproximadamente 20 suítes cada uma com duas camas, armários, guarda-roupas e mesas. 

Fora da estrutura da Cidad Deportiva tivemos oportunidade de conhecer excelentes parques com pistas de terra para correr e estradas para fazermos o ciclismo. Tambem fomos em um bosque com percurso em trilhas com muitas subidas e descidas em altitude de 3 mil metros. 






Treinamentos, intensidades e sensações 

Quarta: Ciclismo leve no velodromo + corrida trote - muito dificil, exaustivo

Quinta: Ciclismo na estrada + aula de spinning + corrida na esteira - muito dificil, cansativo

Sexta: Treino intervalado de corrida no parque - dificil, cansativo. 

Sabado: Corrida longa no bosque com 3 mil metros de altitude - muito dificil, exaustivo 

Domingo: Triathlon em Queretaro- day off

Segunda: Ciclismo no velodromo - moderado, cansativo

Terça: Treino intervalado de corrida na pista + Ciclismo leve no velodromo - muito dificil, exaustivo


Triathlon em Queretaro 

No domingo, dia 15, estivemos assitindo uma prova de triathlon que valia para o campeonato mexicano. Foi uma previa do que nos espera para o Panamericano, incrível a estrutura, organização e o número de atletas no evento, mais de 2 mil!


De momento era isso que tinhamos para contar e informar a todos, principalmente para os amigos que virão para a disputa do Panamericano em Toluca. Tentarei postar a evolução dos treinamentos todas as semanas daqui pra frente até a competição.

Agradeço o apoio da Rosana Merino, minha técnica, Equipe RM, Equipe BIKEFAN e todos amigos que estão aí no Brasil mandando apoio pra gente. E por aqui não temos palavras pra agradecer o Mario Salazar e sua família que nos enche de carinho sempre, a equipe VENTUM com os atletas Jorge, Ernesto, Dalia e Claudia que nos apoiam e nos puxam nos treinamentos dando sempre aquela ajuda quando nos falta ar na altitude! Obrigado e Muchas Gracias a todos!