Santa Catarina no Pódio em Mar del Plata na Argentina


Representante catarinense conquista vice-campeonato Pan-americano de Duathlon

O Campeonato Pan-americano de Duathlon foi realizado no último domingo, dia 31 de outubro em Mar del Plata na Argentina. A competição recebeu mais de 200 atletas da Argentina, Brasil, México, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Porto Rico e Costa Rica que estavam divididos em categorias para a disputa realizada na distância olímpica que é composta por 10 km de corrida, 40 km de ciclismo e mais 5 km de corrida.


A competição realizada na cidade litorânea de Mar del Plata teve um belo percurso pois tanto a corrida quanto o ciclismo foram realizados a beira mar. Porém a dificuldade foi muito grande devido a baixa temperatura no horário da largada - 8h da manhã - e o vento de aproximadamente 40k/h que castigou os atletas com mais intensidade na etapa de ciclismo onde era proibido o vácuo. A mostra desta dificuldade ficou evidente no tempo do campeão da categoria Elite, que ficou acima de 2 horas, sendo que nesta categoria o vácuo foi liberado.


André Santos, atleta FUNDESPORTE que competiu na categoria 25 a 29 anos, terminou a prova em 2h13min e garantiu o Vice-campeonato Pan-americano. Com o resultado o atleta melhorou a marca que obteve no Pan-americano de 2009 realizado na Colômbia, quando ficou na 3* posição. Além do vice-campeonato, André ainda fez o segundo melhor tempo dentre os 10 atletas brasileiros que disputaram a competição nas categorias. "Acredito que tenha sido uma das provas mais difíceis que já disputei devido às condições do clima. Estava muito bem preparado mas não esperava tanto frio e vento. Por ser uma prova sem vácuo o vento se tornou ainda mais desafiador, porém consegui superar estes obstáculos e fiz uma prova consistente do inicio ao fim. Fiquei satisfeito com o desempenho que trouxe este ótimo resultado nesta importante competição continental", analisou André.

O Pan-americano seria a última prova do calendário de 2010 que antes contou com as etapas do Campeonato Mundial, Brasileiro, Catarinense e mais três provas de duathlon na França. Mas agora, na última semana, foi confirmada a realização do Campeonato Ibero-americano de Duathlon no dia 15 de novembro em Cali na Colômbia. André aguarda a confirmação de apoio da PATCO (Confederação Panamericana de Triathlon) para ir até a Colômbia.

André avalia a temporada 2010: "Estou na expectativa e treinando para o Ibero-americano da Colômbia, mas independente de participar desta prova, já foi um excelente ano pois superei todos os resultados obtidos em 2009 e estou cada vez mais perto dos objetivos que estamos buscando. Até o final de novembro pretendo descansar - possivelmente após o dia 15 - para retomar os treinamentos em dezembro já visando a temporada 2011 onde tenho grandes desafios. Aproveito a oportunidade para agradecer novamente e frisar a importância do apoio que recebo do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, que proporciona as condições necessárias para me preparar, disputar e alcançar todos os objetivos deste ano".