Mostra IGK de Duathlon e Triathlon


Evento contou com a participação de mais de 60 crianças em Palhoça/SC

Este ano tive a oportunidade de competir em provas muito importantes de nível estadual, nacional e internacional. Também conheci muitos lugares e pessoas de todo o mundo em decorrência destas competições que participei. Todas estas experiências foram sensacionais, mas na última semana tive uma satisfação pessoal inigualável quando o Instituto Guga Kuerten (IGK), através do Prof. Marcelo Bittencourt, Supervisor Esportivo e Pedagógico, permitiu que realizasse uma mostra das modalidades Duathlon e Triathlon para as crianças que freqüentam o projeto realizado no núcleo de Palhoça.

A mostra foi realizada para três turmas em dois períodos (matutino e vespertino) nas dependências da Unisul onde o IGK atua. No primeiro momento foi proferida uma palestra com informações das modalidades e do atleta André Santos, apresentação de vídeos e distribuição de brindes aos participantes.


Após a breve palestra e apresentação dos vídeos houve uma sessão de perguntas e respostas onde foram abordados temas como iniciação esportiva, diferenças entre duathlon e triathlon, participação em competições, valores do esporte que se aplicam a vida de modo geral e outros assuntos levantados pelos alunos.


A última e mais concorrida parte da mostra foi a prática, onde as crianças tiveram oportunidade de manusear e experimentar os equipamentos de treinamento e competição das modalidades que compõem os esportes: natação, ciclismo e corrida. Essa etapa foi séria no sentido da explicação e informação sobre cada equipamento e utilização dos mesmos, mas se tornou uma grande brincadeira pois todos nós, adultos, atletas, voltamos a ser crianças como os alunos quando estamos praticando o que gostamos de fazer que é o nosso esporte.


De minha parte posso afirmar que foi uma experiência impar e de grande valia e creio que para os alunos também tenha sido boa, pois praticamente todos não tinham conhecimento das modalidades apresentadas e puderam não somente conhecê-las, mas viram e experimentaram até mesmo alguns equipamentos utilizados em treinamentos e competições oficiais.


Quero fazer um agradecimento ao Marcelo que aprovou imediatamente a idéia da Mostra quando lhe apresentei, ao Bruno e aos estagiários do Núcleo PB pelo apoio durante o evento e um agradecimento especial aos ALUNOS do IGK, MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO!

André tem apoio do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.