Atleta de Santa Catarina em Duathlon na França


André Santos representa Santa Catarina em competição Francesa

Aconteceu no último domingo 26 de outubro, em Loivre na França a “Fête des Disciplines Enchainées” que em português significa “Festa das disciplinas juntas”. Como sugere o nome, o evento é composto por várias modalidades e contou com provas de duathlon, triathlon e aquathlon todas no mesmo dia e local.

O evento é organizado pelo segundo ano consecutivo pelo clube que leva o nome da cidade, Reims Triathlon. Loivre é uma típica e encantadora vila francesa e situa-se numa belíssima região rural a 10 km do centro ao norte de Reims.

Cheguei a Reims no sábado a tarde com bastante frio e chuva. No início da noite sai para ir a uma pizzaria e lá conheci o Vitor, um brasileiro que está fazendo seu mestrado na universidade local. Mais tarde Vitor me apresentou sua namorada, Naíma e outro brasileiro que também estuda em Reims, Marcos. Conhecer estes brasileiros foi sensacional, pois além de toda a ajuda que me deram com relação a competição (transporte, comunicação e apoio) ainda me levaram pra conhecer a cidade e me deram o prazer de uma agradável companhia.
No dia da prova, domingo, Vitor e Naíma me buscaram no hotel bem cedo, às 7h e fomos para Loivre. Talvez por se tratar de uma zona rural e de estarmos na margem de um rio que era o local da prova, sentíamos ainda mais frio e a sensação era de temperatura abaixo dos 5*C. Porém, a beleza do local com suas estradas impecáveis e vista deslumbrante, proporcionaram um bom percurso de ciclismo com subidas e descidas.

O duathlon dentre as três provas (duathlon, triathlon e aquathlon) foi a que contou com o maior numero de participantes, aproximadamente 70 atletas. Isso demonstra a importância e seriedade com que esta modalidade é encarada por aqui. Infelizmente no Brasil ainda não temos esse mesmo conceito.

Como já citei anteriormente, o frio foi um duro adversário de ser vencido, mas como a prova era curta, chamada de super sprint e composta por 2,5 km de corrida, 15 km de ciclismo e mais 2,5 km de corrida, não foi tão complicado de se manter aquecido.

Iniciei no ritmo dos primeiros colocados a primeira corrida e sai pra pedalar na sexta posição a 20 segundos do líder da prova. Imaginava pedalar junto com o pelotão que se formaria, mas o vácuo não era permitido e com isso tive dificuldade pra acompanhar o ritmo dos lideres e acabei perdendo três posições no ciclismo. Mesmo perdendo as posições, continuava muito perto de conseguir estar entre os cinco primeiros, mas errei na segunda transição e perdi muito tempo e esse erro me tirou totalmente a possibilidade de terminar entre os cinco primeiros. Ainda consegui ultrapassar um atleta e terminar na oitava posição geral e em primeiro na categoria S2 que equivale a 25-29 anos. Gostei bastante da prova, pois foi um treinamento dentro da preparação pro Pan-americano.

Deixo um agradecimento especial aos Amigos brasileiros Vitor, Naíma e Marcos. Muito obrigado!

André Santos recebe o apoio do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.