Mais uma vitoria na Copa Interior de Duathlon e Triathlon

André Santos venceu as seis etapas do campeonato de 2014


Foi realizada hoje em Piracicaba/SP a sexta e última etapa da Copa Interior. O destaque foi o tradicional percurso desafiador no entorno do Parque da Rua do Porto e da temperatura que superou os 30 graus e exigiu muito esforço dos atletas. 
Agradecimentos: Instituto Camilo, Biosport Suplementos, Bikefan e Rodrigo Soares, Athlon e minha técnica Rosana Merino e Team RM. 
Duathlon em Aruja/SP. Tive a felicidade de vencer a primeira e sei que o nível estará ainda mais alto, mas meu objetivo é conquistar novamente o título paulista e obter o Bi-campeonato estadual em dois anos que disputo. 


Minha tática era fazer uma prova extremamente conservadora e me preservar para a disputa do Campeonato Paulista que será no próximo domingo, até porque já tinha garantido tanto o título geral como da minha categoria por ter vencido o geral do duathlon em todas as cinco etapas realizadas. Mas no esporte as coisas acontecem na prática e não na teoria, fui surpreendido por um atleta que não conhecia e veio muito forte pra disputa. 

Sai controlando os primeiros 2 km de corrida sem forçar para sairmos todos juntos para a etapa de ciclismo, onde imaginei que ficaríamos no pelotão até o final e o que aconteceu foi exatamente o contrário, esse atleta que eu não conhecia tem um ciclismo muito forte e já saiu atacando, o que fez com que ninguém conseguisse acompanha-lo, ficando somente eu e ele na frente. Os ataques que ele fazia em todas as subidas, retomadas e principalmente nas descidas por estar com bike de contra-relogio, foram acabando com minha energia e acabei não suportando. Então decidi manter um ritmo sustentável e que conseguisse tentar recuperar na última corrida. Assim, fiquei pra trás e ele conseguiu abrir, juntamente com outro atleta do triathlon que estava uma volta atrás, e a diferença quando sai pra correr os últimos 5 km já era de quase 3 minutos. O calor já estava insuportável e vi que estava tirando a diferença, chegando no final a menos de 1 minuto, mas não consegui ultrapassa-lo. Ainda não estava acreditando bem na dinâmica que a prova tomou, mas estava até conformado com a segunda posição pois o vencedor fez a tática perfeita pra ele, sabia que não teria condições de me vencer na corrida e precisava escapar no ciclismo, mérito dele ter conseguido isso e o resultado. Mas foi então que me chamaram no pódio para receber um prêmio como o melhor tempo do dia, no caso como vencedor da prova... Achei estranho e fui conferir o resultado, quando me informaram que o atleta que chegou na minha frente havia sido punido com 2 minutos de penalização, passando para o terceiro lugar e eu para o primeiro, por ter pego vácuo clipado, o que é proibido pelo alto risco de acidente nas provas com vácuo liberado. Confesso que não fiquei muito contente por ter "vencido" desta forma, mas são as regras e não tive nada a ver com o erro dele. 

O lado positivo é que com esse resultado acabei vencendo as seis etapas do campeonato o que por si só já foi um feito muito importante e conquistado com um bom trabalho durante todo o ano, me mantendo sempre bem fisicamente, sem lesões complexas e mantendo equilibrio na performance. 

Mais uma vez exalto o trabalho de todos que me cercam e me apoiam.

Na próximo domingo, dia 19 de outubro vamos para a prova mais importante do segundo semestre que é a grande final do Campeonato Paulista de Duathlon.