
Neste domingo, 19/10 foi realizada na cidade de Arujá/SP a maior prova de duathlon do país. A competição foi homologada pela Federação Paulista de Triathlon como a II e última etapa do Campeonato Paulista de Duathlon 2014.
A prova foi disputado pelos 400 atletas inscritos no formato sprint com 5 km de corrida, 20 km de ciclismo e mais 2,5 km de corrida para finalizar. O circuito foi com percurso totalmente plano, veloz e muito seguro.
Posso dizer que vivo o melhor momento esportivo da minha carreira neste ano de 2014 com a conquista do Bi Campeonato Paulista que venci as 2 etapas e mais a conquista da Copa Interior onde venci tambem todas as 6 etapas, sendo 8 vitórias nas provas disputadas em nível estadual. Ainda disputei o Campeonato Brasileiro e fiquei na quinta coloção na Elite que me garantiu pelo segundo ano consecutivo como vice-lider do Ranking Brasileiro da modalidade e que me classificou para o Mundial que disputei na Espanha.
Estou muito satisfeito com os resultados e ainda poderia buscar evolução na minha performance. E só consegui isso graças aos meus apoiadores, minha técnica Rosana Merino e por ter me dedicado muito, mesmo tendo que cada vez mais dividir meu tempo de preparação com o trabalho, pois os custos são altos para poder competir neste nível, tanto com viagens, inscrições e equipamentos como com a preparação em si, com alimentação, deslocamentos para treinamentos em diversas cidades visto que em Limeira onde resido não temos nenhuma estrutura como pista de corrida ou velodromo. E este é o grande problema que enfrento hoje, possivelmente tenha sido o último ano que busquei rendimento, pois além de não ter nenhum patrocinio e ter que investir tudo com meus proprios recursos, ainda fomos caloteados pelo Ministerio do Esporte que resolveu não pagar nossa bolsa esporte que foi conquistada no Campeonato Brasileiro de 2013 e deveria ter sido paga neste ano no valor de pouco mais de R$ 900,00 mensais durante 1 ano. Alegaram não ter recursos para fazer o pagamento e nossa confederação mesmo recebendo milhões do mesmo Ministerio do Esporte não nos deu nenhum respaldo ou apoio. A verba seria utilizada por mim para a disputa dos mundiais de 2014 na Espanha e 2015 na Austrália. Também busquei apoio na lei municipal de Limeira de incentivo ao esporte, mas não obtive sucesso. A lei é muito falha e em diversas empresas que busquei apoio me informaram que já apoiavam "atletas". Infelizmente em muitos casos os "atletas" apoiados são amigos ou conhecidos dos empresários que recebem o incentivo e nunca competiram em alto nível, muito menos representaram o municipio, o estado e o país em alguma competição de nível profissional e oficial, não passam de meros participantes amadores de competições não oficiais. Mas a lei permite esse tipo de prática, então nos resta poucas ou nenhuma alternativa.
Agradeço muito a quem realmente apoia o esporte e a mim especialmente: Instituto Camilo, Biosport Suplementos, Bikefan e Rodrigo Soares, RM Consultoria Esportiva e Athlon.
Ainda este ano vou disputar as finais do Campeonato Carioca de Duathlon no Rio de Janeiro no dia 09/11 e do DuathlonCup em Niteroi/RJ no dia 16/11.
