Mexicano Ramos Herrera confirma favoritismo e vence Panamericano de Duathlon


André Santos foi o único brasileiro presente na disputa continental


Foi realizado no último domingo, dia 19/08, na Cidade de Barquisimeto na Venezuela o Campeonato Panamericano de Duathlon que contou com a participação de mais de cem atletas de diversos países, como Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Colombia, México e a anfitriã Venezuela. O clima se manteve como o tradicional da região, seco com baixa umidade do ar e com muito vento, o que trouxe mais dificuldades para os atletas, principalmente durante o ciclismo. 

A categoria ELITE foi realizada separadamente dos atletas amadores no formato ITU (International Triathlon Union) com apresentação individual dos atletas para formação de largada. A disputa foi nas distâncias standard com 10 km de corrida, 40 km de ciclismo e mais 5 km de corrida.








André Santos, atleta ASSIMOBIL/VITAFOR, fez sua estréia em provas internacionais no exterior na categoria ELITE, terminando na décima quinta posição e falou sobre a competição na Venezuela: "Cheguei aqui bastante preocupado com a sequência de provas que tive, mas consegui ter um bom rendimento e fiz uma boa prova no geral. A primeira corrida foi muito boa até os 5 km, depois o clima começou a esquentar e todos sentiram, quebrando um pouco o ritmo. Quando entramos na primeira transição consegui me posicionar muito bem e rapidamente sai, na frente, mas o percurso não estava bem sinalizado, acabei cometendo um erro e quando retornei os melhores ciclistas já haviam escapado, alcancei somente os que sobraram. Esse erro me tirou da disputa, pois logo em seguida o pelotão que perdi alcançou o primeiro grupo, formando um bloco único até o final tendo somente dois atletas escapados mais a frente. Assim, fiz todo o ciclismo no segundo pelotão e sai pra correr bem os últimos 5 km, inclusive cheguei a passar alguns atletas, mas não foi o suficiente para chegar no meu objetivo que era estar entre os dez primeiros. Ainda fico satisfeito, mas sabendo que o resultado deveria e poderia ter sido melhor".




Pelo terceiro ano consecutivo deu México na disputa Panamericana, sendo que o especialista em duathon Ramos Herrera sagrou-se Bi-Campeao Panamericano pois também venceu no Panamá em 2011. Completaram o pódio o Venezuelano Eduar Villalta e o argentino Jorge Calvo. 



André ainda terá duas competições internacionais no mês de setembro, o Ibero-americano na Colômbia e o Mundial na França, mas busca apoio para poder custear as despesas das viagens.  

André Santos conta com o patrocínio da ASSIMOBIL Assessoria Imobiliária e o apoio da VITAFOR que fornece todos os suplementos utilizados em treinamentos e competições sob orientação do nutricionista Ricardo Goldfeder. Os treinamentos são elaborados e executados com a supervisão do professor Roberto Lemos da IRONMIND Assessoria Esportiva. Esses parceiros são fundamentais para o desenvolvimento e sucesso do atleta, assim como pelos bons resultados obtidos.