Jogos Abertos de Santa Catarina


Duathlon foi destaque no encerramento do evento

Considerado um dos maiores eventos esportivos do país e o maior do Estado de Santa Catarina, os Jogos Abertos foram realizados na cidade de Criciúma em sua 51º edição. O encerramento foi neste sábado, dia 19 de novembro e para fechar com chave de ouro, tivemos a realização das provas de Duathlon nos naipes masculino e feminino.

Criciúma e Itajaí foram os campeões. A cidade-sede ficou com o título por equipes no feminino, enquanto Itajaí – que traz alguns dos melhores atletas do Brasil, entre eles atletas que disputam vaga no triathlon para os Jogos Olímpicos de Londres - levantou a taça no naipe masculino.



André Santos, duatleta FUNDESPORTE, integrou a delegação que representou o município de São José e foi composta ainda pelos atletas Frederico Monteiro (PR), Lucas Helal (SC), Rodrigo Tavares (PR), Kesia (SC), Suelen (SC) e Suzana (SC), comandada pela Técnica Elinai Freitas Schutz. A equipe ficou na sexta posição no masculino, atrás dos municípios Itajaí, Balneário Camboriu, Blumenau, Criciúma e Florianopolis.


A competição foi disputada no formato SPRINT que é composta por 5 km de corrida, 20 km de ciclismo e mais 2,5km de corrida para finalizar, sendo as corridas dentro da Praça das Nações e o ciclismo na Avenida Centenário, com subidas e muitos retornos. O clima foi outro fator desafiador para os atletas que enfrentaram muito calor e vento durante a prova. Andre concluiu a prova em 59min15segundos e analisou a prova: “Esse tipo de competição não tem muita estratégia devido a ser curta e com vácuo liberado no ciclismo, temos que dar 100% desde a largada. No inicio dos 5 km corri mais forte do que deveria e acabei sentindo o ritmo e o calor. Logo fui alcançado pelo companheiro de equipe e amigo Lucas Helal (FUNDESPORTE) e fui no ritmo dele ate a transição para o ciclismo. Consegui ficar junto com dois atletas de Blumenau e mais o Santiago Mendonça durante toda esta etapa e saímos juntos para os últimos 2,5 km de corrida, travando uma bela disputa com o Santiago pelo primeiro lugar dentre os atletas residentes de Santa Catarina ate o final e felizmente tive sorte, conseguindo abrir quinze segundos e chegando antes.”



Na disputa individual Andre ficou com a décima quarta posição. “O resultado a primeira vista parece não ter sido tão bom, mas se considerarmos que todos os treze atletas que ficaram na minha frente não residem e nem treinam em Santa Catarina, posso dizer que foi excelente! Assim, consegui ser o primeiro dentre os atletas que vivenciam as nossas condições diárias de treinamento e apoio, pois todos os atletas que me venceram receberam apoio financeiro dos municípios para disputar os JASC e nós de São José, recebemos apenas o transporte e a alimentação, fomos por amor ao esporte e a modalidade” conta o atleta que acrescenta: “Apesar de ser interessante ver os melhores atletas do país disputando competições junto conosco, creio que há um erro grave neste tipo de investimento, pois deixamos de fomentar e apoiar os atletas que realmente representam o Estado de Santa Catarina e vivem o dia-a-dia de treinamentos e preparação em nossos municípios. Se tivéssemos mais apoio, provavelmente teríamos mais possibilidades de colocarmos mais atletas locais entre os dez primeiros e quem sabe até de vencer o JASC, além de abrirmos a possibilidade de criarmos uma base solida com a valorização dos novos talentos. É importante ressaltar que os atletas e a Federação não têm interferência neste processo, visto que são os municípios que possuem os recursos e optam por trazer os atletas de outros estados.”



Passado a primeira experiência no JASC, a próxima competição será a ultima etapa do Campeonato Carioca de Duathlon em Nova Iguaçu/RJ no próximo domingo, dia 27/11. André participou da segunda etapa do carioca realizada no mês de Julho no Rio de Janeiro/RJ e conquistou a terceira posição.



O atleta recebe o apoio do Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (FUNDESPORTE). André integra o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de mais de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 100 atletas que representam Santa Catarina.