III Duathlon de Brusque


Competição foi válida pela I Etapa do Campeonato Catarinense

Mais de sessenta atletas disputaram a prova realizada neste domingo, 03/07, em Brusque/SC, sob chuva e muito frio, comprovando a determinação, superação e entusiasmo dos atletas catarinenses e dos estados vizinhos que estiveram presentes.

André Santos, atleta FUNDESPORTE e atual Campeão Pan-americano de Duathlon na categoria 30-34 anos – título conquistado na semana passada no Panamá – terminou a competição em 1h02min51seg no terceiro lugar em sua categoria e na nona posição no geral. As distâncias percorridas na prova foram de 5 km de corrida, 20 km de ciclismo e mais 2,5 km de corrida para encerrar. André enfrentou dificuldades para adaptação e utilização dos equipamentos durante a etapa de ciclismo, visto que todos os materiais de competição, incluído sua bicicleta foram extraviados no retorno do Panamá e ainda não foram localizados. Assim obrigou-se a utilizar materiais de qualidade inferior e que não ofereceram as condições normais e ideais para competir.

“Estava muito bem preparado e otimista para esta prova em Brusque, tanto que fiz a segunda melhor corrida, juntamente com o atleta Roberto Lemos, e sai para o percurso de ciclismo em segundo lugar, mas infelizmente, sem a bicicleta que estou acostumado a treinar e competir, ficou impossível de sustentar a posição e logo nos primeiros 5 km de ciclismo fui ultrapassado por um pelotão com seis atletas e acabei pedalando os 20 km sozinho. Por isso terminei o ciclismo muito atrás dos demais atletas e não foi possível recuperar posições, terminando a prova ainda entre os dez primeiros, que acabou não sendo um resultado ruim, levando em conta as condições que fiquei submetido pela falta do equipamento adequado”, disse André após o evento.

O vencedor foi Frederico Monteiro, com o tempo de 57min45seg, catarinense residente em Curitiba, da ABTRI de Blumenau, mas representando o município de São José, convidado que foi para disputar os Jogos Abertos por este município. Foi seguido por Matheus Ghiggi da AITRI com 57min51seg, Roberto Lemos da ATRIJUR com 57min55seg, Daniel Meyer com 58min05seg da ABTRi e Márcio Pasqualini da ATRIBRUSQUE com 58min51seg.
Já no feminino a atleta Julia Romariz da ATGF, sagrou-se campeã, com 1h09min18seg, depois da penalização da atleta Pricila Rocha que ficou em segundo com 1h10min15seg, seguidas por Alessandra de Carvalho da TRIAL,com 1h11min03seg, e Shirley Casas com 1h16min58seg e Késia Alves da ATRIJUR com 1h17min29seg.

O campeonato catarinense tem seguimento no dia 13 de agosto, na Cidade Universitária Pedra Branca em Palhoça/SC.



André tem apoio do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.