Santa Catarina no Podio em Duathlon Francês


André Santos conquista 5* colocação em competição francesa

Em uma tarde tradicional de final de verão europeu, sem chuva mas também já sem o calor e com o vento presente, realizou-se o 1er Duathlon de Saint Laurent Nouan no último domingo, 03/10 na cidade que cedeu o nome ao evento.

Como de costume e de forma admirável, na França as competições de Duathlon nunca são provas isoladas e recebem mais atrativos e neste caso além da prova principal que era na distancia Sprint (5 km corrida, 30 km ciclismo e mais 5 km corrida) foram disputadas as provas infantis e iniciantes.


Foi o primeiro ano do evento e a organização foi do clube de triathlon da cidade o "Saint Laurent Nouan Triathlon". A cidade sede é pequena e muito tradicional, preservando a beleza e aconchego das vilas franceses pois possui pouco mais de três mil habitantes. O local das competições foi bastante curioso, visto que se trata da Central Nuclear e abriga uma base naval onde se pratica esportes náuticos. Justamente por isso os percursos de corrida e ciclismo foram muito bonitos e exóticos.



A largada da competição Sprint foi dada com aproximadamente 60 atletas e muitos destes de bom nível, tanto que realizei uma ótima corrida nos primeiros 5 km e mesmo assim não consegui permanecer no primeiro pelotão que saiu pro ciclismo com sete atletas. Como perdi o primeiro pelotão tive dificuldade nos primeiros 10 km de ciclismo pois pedalei sozinho. Após os 10 km iniciais, o segundo pelotão me alcançou e manteve ritmo de 40k/h ate o final. Aproveitamos esse ritmo e nos aproximamos dos lideres, inclusive chegamos em dois que sobraram do primeiro pelotão. Sai pra correr os últimos 5 km junto com seis atletas e atrás do primeiro pelotão que contava com cinco atletas neste momento. Forcei muito a ultima corrida e fiquei na frente de todos que pedalaram comigo e acabei terminando em sexto lugar muito próximo do quinto colocado. Como o terceiro colocado era da categoria júnior, acabei sendo premiado como quinto no geral. Fiquei muito satisfeito com essa competição pois era para servir de treinamento para o Pan-americano, mas superei ate mesmo minhas próprias expectativas e acabou sendo um excelente resultado, ainda mais se tratando de uma prova realizada na França.


Fiquei muito feliz e satisfeito de participar desta competição, pois desde o momento em que entrei em contato com o Mr. Baudouin organizador do evento - com a ajuda da minha "Assessora Francesa", a Celine -, recebi total apoio e cordialidade para participar. Aproveito então para agradecer e parabenizar o Mr. Baudouin com quem ainda propus a troca de um agasalho da CBTri por um do seu clube, pedido que também foi prontamente aceito. Aos amigos Franceses de Saint Laurent Nouan simplifico dizendo: MERCI!


Também não posso deixar de agradecer a Celine por toda a ajuda e apoio que vem me dando durante todo o período que estou aqui em Paris e que neste final de semana se juntou ao Vitor e a Naíma que já tinham estado comigo na semana passada em Reims e viajaram mais de 600 km para me apoiar novamente! Não tenho palavras para agradecer a vocês e espero que tenham gostado do Duathlon e principalmente das aventuras que fizemos para chegar nestas competições! Muito obrigado!

André Santos recebe o apoio do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.