Atleta catarinense no 23e Duathlon de Ponchon/France



André Santos no TOP 10 em competição francesa

Em sua última participação em competições preparatórias no exterior para o Pan-americano de Duathlon, Andre esteve em um evento muito tradicional e que teve sua 23* edição no último domingo, 10/10 em Ponchon.

Ponchon é mais uma das tradicionais vilas francesas. A vila tem uma pequena e orgulhosa população de aproximadamente 1600 moradores. Ponchon fica a 13 km da cidade de Beauvais que está a 70 km de Paris e é muito conhecida por ter um aeroporto internacional que oferece voos alternativos para toda a Europa.

O evento contou com provas para crianças e também para os iniciantes durante a manhã. No período da tarde foi realizada a competição principal no formato Sprint (7 km de corrida, 27 km de ciclismo e mais 3,2 km de corrida) e o percurso foi mais uma vez uma motivação para os atletas pois a largada foi no centro da vila passando pelas principais ruas e depois entrando em um parque. Já o ciclismo passou por outras vilas e por estradas belíssimas. A última corrida também foi dentro da vila e tudo isso com um lindo dia de sol e céu azul.

Diferente das outras duas provas que participei, onde havia menos de 100 atletas, a prova de Ponchon contou com a participação de mais 250 atletas. Novamente fui muito bem recebido, inclusive com um tradutor português para me auxiliar nas informações e orientações da prova, além de traduzir a entrevista que me fizeram.

Essa também foi a prova mais difícil pois além do percurso ter subidas na corrida e no ciclismo, não foi permitido o vácuo no ciclismo o que me dificultou muito. Fiz os primeiros 7 km de corrida no ritmo dos lideres, ficando 40 segundos atrás do primeiro pelotão em oitavo lugar. O ciclismo também foi forte, mas acabei perdendo seis posições pois não pude pegar o vácuo. Embora perdesse as posições, continuei próximo desses atletas e consegui recuperar cinco posições nos últimos 3 km de corrida, terminando a competição em um excelente nono lugar.


A grande realização acabou não sendo o resultado, mas as pessoas e novos amigos franceses que conheci. Pra começar um francês que me levou até o local da prova pois estava perdido e o encontrei andando de bicicleta, casualmente ele trabalharia na prova como fiscal e me levou com bike e tudo no seu carro. Depois fui apresentado ao Daniel, um francês filho de portugueses e por falar português foi o meu tradutor e companheiro durante todo o dia. Não posso deixar de fazer um agradecimento especial ao Mr. Laurent Lescot, organizador do evento e uma pessoa sensacional. Fiquei ate constrangido de tanta atenção que me ofereceu antes, durante e até mesmo após o evento pois fez questão inclusive de me levar até a estação de trem em Beauvais. Parabenizo pela excelente organização e participação de todos envolvidos, organizadores, árbitros, voluntários, atletas, torcida e agradeço o auxílio e ajuda de todos! MERCI AMIS!


Fotos e videos no site do evento:
http://duathlon.ponchon.pagesperso-orange.fr/galerie.htm

André Santos recebe o apoio do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.