Campeonato Mundial de Duathlon


Pra começar quero agradecer muito a torcida e apoio de todos amigos, familiares, companheiros de treino e aos excelentes profissionais da Bikefan que cuidam da minha bike, do Instituto Camilo que cuidam do meu corpo, da Biosport que me fornecem os suplementos necessarios, da Athlon que fornecem meus uniformes e a minha tecnica Rosana Merino e Team RM que estimulam não somente meu corpo com os treinamentos, mas principalmente minha mente para que sempre acredite nos meus sonhos, lute por eles e que tenha coragem para busca-los!

Dito isso, em resumo realizei mais um grande sonho, que era correr uma prova entre os melhores duatletas do mundo na Europa e de quebra foi considerado por muitos como o de mais alto nível até hoje. Diria que o sonho nao teve final feliz porque nao terminei a prova e vou contar com mais detalhes como aconteceu isso a seguir.



Comecei a primeira corrida de 10km muito forte, de certa forma em um ritmo suicida, que me custaria caro, passei a primeira das quatro voltas de 2,5km com ritmo proximo de 3´15"/km, isso para tentar me manter em um grupo, pois sem isso a elimicao seria certa! Mas logo no km 3 ja vi que nao daria pra continuar, as subidas minaram minhas pernas e fui quebrando mais a cada km... Na metade dos 10km já sabia que não iria concluir a prova, e vi muitos atletas como eu, alguns abandonando, inclusive favoritos ao pódio. Pensei em desistir, mas o publico que lotou as ruas da cidade não permitia isso, incentivava de forma absurda, gritando meu nome e assim me empurraram ate o final, ainda com um tempo ate razoavel pra quebra que tive. A maioria dos atletas correu em torno de 1'30" acima dos seus melhores tempos, o francês Nicolas Benoit - campeão da prova - por exemplo, fechou em 31' e seu melhor tempo de 10km é 29´20". E assim aconteceu com todos atletas pois o percurso era realmente duro com subidas, descidas, com muitas curvas e piso de pedra, paralelepipedo e asfalto. 

Já sabendo que estavamos no último pelotão, saimos o mais forte que pudemos mas sabiamos que logo o pelotão líder nos alcançaria e nos eliminaria da competição. E foi o que aconteceu na terceira volta. O ritmo dos líderes foi algo impressionante, imaginem que dos 60 atletas da elite/sub23 que largaram, quase metade nao terminou a prova, somente 35 concluiram e outros 25, assim como eu, foram eliminados ou desistiram. 







Hoje o sentimento é de frustração, mas sei que vai passar e que foi uma experiencia unica em minha vida! 


Quero parabenizar os brasileiros que com muita garra concluiram as provas de hoje, Carol Furriela na 23º posicao no feminino e Flavio Queiroga na 26º posição no masculino. 



Os campeões mundiais no masculino foram o francês Nicolas Benoit, em segundo o também francês Etienne Diesmusnsch e em terceiro o espanhol Emilio Martin. A França também levou o título no feminino com Sandra Levenez, a segunda foi a australiana Gillian Backhouse e outra francesa na terceira posição, Sabrina Monmarteau.