Campeonato Brasileiro de Duathlon


Competição realizada no Paraná foi seletiva para o Mundial da modalidade

Contando com a participação de mais de cem atletas de todo o Brasil, aconteceu no último domingo, 08 de maio, o Campeonato Brasileiro de Duathlon, disputado em São José dos Pinhais/PR. Como outras provas de Duathlon, a prova foi dura e desgastante, com os percursos de corrida e ciclismo muito técnicos em meio a região do aeroporto Afonso Pena. A disputa foi realizada no formato de 10km corrida, 40km de ciclismo e mais 5k de corrida, sendo que na corrida a distancia percorrida foi um pouco maior.

Com largada realizada às 8h15min, percorremos os primeiros 10km em quatro voltas de 2,5km ainda sob um clima e temperatura agradável mas com a dificuldade imposta pelo difícil percurso. Consegui fazer um bom início e forcei bastante até o final dos 10km para iniciar o ciclismo juntamente com o pelotão que se formaria. Deu certo, e assim sai pra pedalar com mais cinco ou seis atletas, a essa altura já com bastante calor e sol. Os primeiros 30km foram fantásticos, considerando também o impressionante percurso com subidas e descidas fortes, além de inúmeras curvas que vinham com alguns "obstáculos" na pista como quebra-molas, "tartarugas" e até alguns buracos. Porém nos últimos 10km cometi um erro e fiquei mais atrás no pelotão que tinha em torno de dez atletas, assim houve uma fuga de dois atletas e não consegui mais me juntar a eles, ficando com os outros até o final com um ritmo bem menor. Assim mesmo finalizei o ciclismo com média de 36k/h que me deixou satisfeito, principalmente porque consegui correr forte os últimos 5km.


Fiquei muito contente com minha performance, mesmo que o resultado não tenha sido o esperado devido ao forte nível da minha categoria. Terminei entre os 20 melhores na geral, incluindo elite e sub23 (18* lugar) e em sétimo na categoria 30-34anos.

Com o resultado assegurei a participação no Pan-americano e Mundial que serão realizados em junho no Panamá e em setembro na Espanha respectivamente.


Na elite masculina, Alexander Gomes, o Balman, se tornou bicampeão brasileiro. Em segundo lugar ficou o paulista Guto Antunes, seguido de Thiago Assad (Turco), Jonas Rocha e Márcio Pasqualini. A prova do bom desempenho que me satisfez foi o fato de ter saído pra correr os últimos 5km junto com o Márcio Pasqualini (5* na elite) e ter chegado no final da prova apenas um minuto atrás dele. No feminino, a vitória ficou com a paranaense Márcia Willy, que venceu de ponta a ponta.

Quero parabenizar especialmente os Amigos Balman, Turco e Jonas que fizeram uma excelente prova e conseguiram ótimos resultados!

Também não posso deixar de citar e agradecer o apoio e companhia durante toda a viagem de ida e volta aos Amigos Luquinhas, Paraíba e Ramiro, pois saímos juntos de Florianópolis no sábado e retornamos após a prova.

Mais uma vez voltei com a sensação que estamos no caminho certo e progredindo conforme o planejado. Além disso, a ótima sensação de rever amigos de todo o país como o Hallack, Viana, Maximo, Wan, Paulo Santos, Talles, Tiago, Adley e tantos outros que tive o prazer de reencontrar. Parabéns a todos!


Os resultados completos podem ser visualizados no endereço abaixo:
http://www.cbtri.org.br/resultado/Arquivo/RESULTADOS_PARCIAIS_DUA_2011.pdf