Santa Catarina no Pan-americano de Duathlon no Panamá
Atleta irá representar o Estado e o Brasil na competição mais importante da modalidade nas Américas
O Campeonato Pan-americano de Duathlon será realizado no dia 26 de junho na Cidade do Panamá no Panamá. A competição contará com a participação de atletas das Américas do Sul, Central e do Norte.
A cidade do Panamá é a capital e a maior cidade da república do Panamá. Situa-se no centro do país. Tem cerca de 1.072.000 habitantes e foi fundada em 1519. O cenário do Pan-americano será a Cinta Costera, um dos símbolos da nova Cidade do Panamá, local onde ocorreram muitas mudanças desde o ano de 1999 quando as tropas dos Estados Unidos deixaram o país e o Panamá obteve a soberania total de seu território. As mudanças trouxeram uma demanda inesgotável, pois a Cidade do Panamá se converteu num dos centros de concentração mundial de estrangeiros criando-se assim o segundo sonho americano no sul. Desde o ano de 2002 a 2005 entraram na cidade 25.000 canadenses, vivem 300.000 colombianos e a população imigrante cresce impressionantemente. A cidade precisou expandir-se para os céus, obtendo assim a construção dos edifícios mais altos da América Latina. Igual como o crescente número de shoppings internacionais, de centros bancários e de opções de férias. E nos últimos anos a cidade vem recebendo o apelido de "Dubai Latina" devido ao seu notável crescimento.
André Santos, atleta FUNDESPORTE, representará Santa Catarina e será um dos três brasileiros que representarão o país no Pan-americano. Este ano a competição terá algumas mudanças em relação aos anos anteriores. A primeira alteração refere-se ao período que será realizada. Tradicionalmente a prova é após o mundial da modalidade disputada no segundo semestre. A segunda e importante mudança é a distância da prova que passou do formato internacional de 10km de corrida, 40km de ciclismo e mais 5km de corrida para o formato SPRINT que é exatamente a metade da prova tradicional, ficando com 5km de corrida, 20km de ciclismo e mais 2,5km de corrida pra finalizar.
O duatleta fala sobre a expectativa para a competição continental: "As alterações feitas este ano são muito significativas, nem tanto pela questão de ser no primeiro semestre, mas principalmente por ser muito curta, o que acaba por alterar o tipo de treinamento porque será uma prova extremamente rápida. O forte calor com temperaturas sempre acima dos 30 graus e sensação térmica que chega aos 40 graus também deverá apimentar a disputa".
As vagas, tanto para o Pan-americano quanto para o Mundial - com participação garantida no mês de setembro na Espanha -, foram conquistadas no Campeonato Brasileiro de Duathlon, realizado no mês de maio, em São José dos Pinhais/PR.
Logo após disputar o Pan-americano, o atleta retorna pra Santa Catarina para competir na I Etapa do Campeonato Catarinense de Duathlon que está programada para o dia 3 de julho na cidade de Brusque/SC.
André tem apoio do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.