Santa Catarina no Brasil e no Mundo em 2011


André Santos representará o Estado de Santa Catarina nos Campeonatos Carioca, Gaúcho, Pan-americano e Mundial de Duathlon, além do Catarinense e JASC.

Dando prosseguimento ao Projeto "Santa Catarina no Brasil e no Mundo", que vem sendo executado há três anos seguidos, iniciado em 2009 com a participação no Campeonato Mundial de Duathlon em Concord/USA, este ano prevê em seu calendário de eventos a participação em campeonatos dentro e fora do país.

Novamente o projeto teve o reconhecimento, aprovação e incentivo do Governo do Estado de Santa Catarina que através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) que liberou recursos através do Projeto “Rumo à Vitória” que visa contribuir com a formação e o aperfeiçoamento dos esportistas catarinenses.

A temporada 2011 iniciou-se com os treinamentos ainda em dezembro de 2010. Foram três meses de treinamento de base, em seguida participei de uma prova em Matinhos no Paraná e outra em São Bernardo do Campo em São Paulo, esta última válida pelo Campeonato Paulista de Duathlon e seletiva para o Campeonato Brasileiro que também participei na cidade de São José dos Pinhais no início do mês de Maio, onde conquistei as vagas para os Campeonatos Pan-americano e Mundial que serão realizados em Junho no Panamá e em Setembro na Espanha, respectivamente.



Neste momento me preparo para o Pan-americano e para a primeira etapa do Catarinense que será em Brusque/SC uma semana após a competição continental. Na seqüência vou ao Rio de Janeiro competir em uma etapa do Campeonato Carioca.

Após o mundial pretendo ficar na Europa e fazer treinamentos e alguma competição, dependendo dos custos e logística. No retorno, terei ainda mais uma etapa do Carioca e umas das principais e mais importantes provas do ano, que será o Duathlon dos Jogos Abertos de Santa Catarina, competição esta que atrai os melhores atletas da modalidade do Brasil e inclusive alguns do exterior, visto que alguns municípios, infelizmente, tem por hábito investir em contratações de atletas, única e exclusivamente para esta disputa, deixando com isso de valorizar muitos atletas locais que trabalham com seriedade o ano inteiro sem apoio algum.

Assim, diante de todos estes desafios colocados e muito bem planejados, estou muito motivado e cheio de expectativa em obter bons desempenhos e consequentemente, bons resultados com a finalidade de bem representar Santa Catarina e o Brasil nas competições mais importantes da modalidade.

Deixo um agradecimento especial aos familiares e amigos que torcem e me incentivam, a minha técnica Elinai Schultz, ao Leonardo Porto que nos auxilia na preparação física e ao Governo do Estado de Santa Catarina que através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) vem acreditando e incentivando este projeto que estamos trilhando e que tenho certeza que alcançará os objetivos!