Duathlon estréia no World Games

Competição foi válida também pelo campeonato mundial da modalidade
  
Estão sendo disputados desde o dia 25 de julho os "World Games 2013" em Cali na Colômbia. O evento teve a cerimônia de abertura no primeiro dia e foi realizada no estádio Pascual Guerreiro com público de mais de 40 mil pessoas, também foi televisionada ao vivo para todo o mundo, inclusive para o Brasil. Na cerimônia estiveram presentes junto com a delegação brasileira os atletas do duathlon que estreou com destaque nesta edição dos jogos mundiais.

As competições do duathlon foram no dia 26 julho para as mulheres e no dia 27 para os homens. As disputas foram no formato standard que é composto por 10 km de corrida, 40 km de ciclismo e mais 5 km de corrida para finalizar. O clima como de costume na cidade estava quente e úmido além da altitude de pouco mais de mil metros. 


No Feminino a grande campeã foi a japonesa Ai Ueda e no masculino o belga Rob Woestenborghs levou a medalha de ouro e o título de campeão mundial de duathlon pela segunda vez na carreira.


O Brasil teve quatro representantes na competição, mas somente Ernani Souza concluiu e conquistou a 19* posição. O duatleta de Limeira André Santos (Prefeitura Limeira/RM), assim com Thiago Assad (SC) e Leila Liana (RJ) foram eliminados na etapa de ciclismo e não completaram a prova. 



André falou sobre os World Games e sobre o duathlon: “O evento é muito maior que imaginamos, muito organizado com estrutura fantástica e conta com o apoio do povo colombiano que simplesmente dá “show” em todos os momentos, desde a cerimônia de abertura até a presença sempre com lotação máxima nas disputas de todas as modalidades! Infelizmente não tivemos o desempenho esperado no objetivo principal que era terminarmos todos em uma boa colocação na competição de duathlon. Sofremos muito com o clima quente e úmido de Cali e o mau desempenho nos primeiros 10 km de corrida nos afastaram dos grupos que se formaram no ciclismo e assim tivemos que pedalar sozinhos. Então foi impossível se manter na prova. O sentimento foi terrível de frustração, mas agora já tenho que pensar no próximo domingo dia 04 de agosto quando teremos a grande final do campeonato brasileiro de duathlon em Barueri/SP onde ainda tenho chances de título e busco pontos para me manter entre os três primeiros do ranking nacional.”


 Este ano André Santos ainda disputa mais três etapas do campeonato paulista, além do brasileiro em Barueri/SP e busca apoio para disputar o Panamericano no Mexico.