Treinamentos e competições na França


Andre Santos permaneceu na Europa após a disputa do mundial se preparando para o Pan-americano de Mar del Plata

Depois do Campeonato Mundial de Duathlon que aconteceu em Edimburgo na Escócia no dia 04/09, fui para Paris na França onde aproveitei as condições climáticas do final de verão europeu e também os ótimos locais para treinamento de corrida e ciclismo.

Os treinamentos, incluindo a disputa de três competições, foram planejados e executados visando o Pan-americano de Duathlon que acontecerá no próximo dia 31 de outubro em Mar del Plata na Argentina.


Os resultados das competições foram os seguintes:

> 23e Duathlon de Ponchon - Ponchon/Beauvais - France - (10/10/10)
Colocação Geral: 9º Lugar (mais de 250 atletas)

> 1er Duathlon de Saint Laurent Nouan - Saint Laurent Nouan/France - (03/10/10)
Colocação Geral: 5º Lugar (mais de 60 atletas)

> Fête des Disciplines Enchainées - Duathlon Super Sprint – Loivre/Reims - France - (26/09/10)
Colocação categoria S2 (25-29anos): 1º Lugar / Colocação Geral: 8º Lugar (mais de 70 atletas)



Considerando o nível das competições francesas e que estas provas não eram o objetivo principal pois foram realmente utilizadas como treinamento, os resultados foram muito bons e o desempenho muito satisfatório.


Durante os treinamentos o que mais motivou e impressionou foi o número de ciclistas que pedalavam diariamente em todos os horários em um local privilegiado, pois era em torno de um hipódromo com trânsito exclusivo de bicicletas e cercado de parques muito arborizados. Cheguei a pedalar em pelotões com mais de 100 ciclistas e com muita qualidade pois o circuito era de 3,5 km de extensão com uma subida de aproximadamente 1 km e o ritmo era muito bom porque havia muitos atletas que puxavam o pelotão. Esses treinamentos durante um mês melhoraram muito o meu ciclismo.



Os treinos de corrida também eram realizados em um local fantástico que são parques enormes com os diversos tipos de piso como asfalto, terra, areia fofa, concreto e trilhas. Além dessa variedade de terrenos, a natureza é um espetáculo a parte devido aos lagos onde se pode fazer passeios de barcos e também os animais que passeiam no parque, os quais encontrava todos os dias, incluindo coelhos e esquilos.


Outro aspecto que me chamou muito a atenção foi a quantidade de competições de Duathlon realizadas na França. O Campeonato Francês de Duathlon é disputado pelos clubes e estes clubes contratam os melhores atletas do mundo pois o campeonato tem primeira e segunda divisão o que torna as duas divisões de altíssimo nível. Este ano o campeonato francês contou com quatro etapas. Porém o que impressiona ainda mais é o número de competições de duathlon realizadas em todos os finais de semana. No mínimo três provas, podendo ter cinco no mesmo dia em cidades diferentes e com formatos também diferentes (super sprint, sprint, curta e longa distancia). Eu escolhia as provas que participaria em função da logística ou percurso, mas poderia ter feito em outros locais, sem nenhum problema.


Não tenho a menor dúvida que foi a experiência mais gratificante que tive na minha vida esportiva, tanto treinar como competir na França me trouxe muito mais motivação para continuar e me aprimorar cada vez mais no esporte. E aproveito para agradecer a Celine que me ajudou muito com os contatos com os organizadores das provas, viagens e até com tradução de entrevista! E também me hospedou durante quase 40 dias, viabilizando a oportunidade de vivenciar tudo que contei antes. MERCI, como dizem os franceses!



Agora, retornando para Santa Catarina, vou realizar os últimos treinamentos e preparativos para o Pan-americano e fica a expectativa de um ótimo desempenho na Argentina.

André Santos recebe o apoio do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.