Mostra IGK de Duathlon e Triathlon
Evento contou com a participação de mais de 60 crianças em Palhoça/SC
Este ano tive a oportunidade de competir em provas muito importantes de nível estadual, nacional e internacional. Também conheci muitos lugares e pessoas de todo o mundo em decorrência destas competições que participei. Todas estas experiências foram sensacionais, mas na última semana tive uma satisfação pessoal inigualável quando o Instituto Guga Kuerten (IGK), através do Prof. Marcelo Bittencourt, Supervisor Esportivo e Pedagógico, permitiu que realizasse uma mostra das modalidades Duathlon e Triathlon para as crianças que freqüentam o projeto realizado no núcleo de Palhoça.
A mostra foi realizada para três turmas em dois períodos (matutino e vespertino) nas dependências da Unisul onde o IGK atua. No primeiro momento foi proferida uma palestra com informações das modalidades e do atleta André Santos, apresentação de vídeos e distribuição de brindes aos participantes.
Após a breve palestra e apresentação dos vídeos houve uma sessão de perguntas e respostas onde foram abordados temas como iniciação esportiva, diferenças entre duathlon e triathlon, participação em competições, valores do esporte que se aplicam a vida de modo geral e outros assuntos levantados pelos alunos.
A última e mais concorrida parte da mostra foi a prática, onde as crianças tiveram oportunidade de manusear e experimentar os equipamentos de treinamento e competição das modalidades que compõem os esportes: natação, ciclismo e corrida. Essa etapa foi séria no sentido da explicação e informação sobre cada equipamento e utilização dos mesmos, mas se tornou uma grande brincadeira pois todos nós, adultos, atletas, voltamos a ser crianças como os alunos quando estamos praticando o que gostamos de fazer que é o nosso esporte.
De minha parte posso afirmar que foi uma experiência impar e de grande valia e creio que para os alunos também tenha sido boa, pois praticamente todos não tinham conhecimento das modalidades apresentadas e puderam não somente conhecê-las, mas viram e experimentaram até mesmo alguns equipamentos utilizados em treinamentos e competições oficiais.
Quero fazer um agradecimento ao Marcelo que aprovou imediatamente a idéia da Mostra quando lhe apresentei, ao Bruno e aos estagiários do Núcleo PB pelo apoio durante o evento e um agradecimento especial aos ALUNOS do IGK, MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO!
André tem apoio do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
Corridas de rua para finalizar temporada 2010
Corridas em São José e Jurerê Internacional fecham a temporada
No último final de semana participei de duas provas, sábado uma corrida de 8 km em São José valida para o Circuito anual da ACORSJ e no domingo em Jurerê Internacional da Corrida Caritas de 5 km que tinha cunho beneficente.
Me senti muito bem nas duas provas, tanto que os resultados e principalmente os tempos foram muito bons, mesmo que não tenham sido visados com preparação especifica.
No sábado fiz os 8 km em 28 minutos e terminei na quarta colocação geral. No domingo senti um pouco a corrida forte do sábado, mas consegui ainda manter um bom ritmo e cumprir o percurso de 5 km em 17min30seg e com esse tempo fui Vice-Campeão.
Fiquei muito satisfeito e feliz de terminar a temporada me divertindo com estas provas pois além de dois pódios, revi os amigos que fazem corridas de rua e que há algum tempo não encontrava.
Nada melhor que terminar um ano sensacional como este desta forma. E realmente foi sensacional pois tive um inicio complicado quando um problema de saúde familiar ameaçou toda a temporada, isso porque tive que me afastar totalmente dos treinamentos durante todo o mês de maio após ter feito um excelente trabalho de base de quatro meses. Felizmente o problema foi solucionado e voltei à rotina de treinos em junho, mês onde fiz e ganhei o Campeonato Brasileiro de Duathlon em Belo Horizonte. Esse resultado em BH me motivou muito e impulsionou o restante da temporada que teve continuidade com o Campeonato Catarinense onde fiquei entre os cinco melhores no ranking 2010 de Duathlon, depois no Mundial da Escócia que foi minha melhor performance em mundiais. Após o mundial, fiz muitos treinamentos e competições na França o que me deu o grande salto de qualidade, principalmente no ciclismo. Os resultados nas competições francesas foram muito bons e refletiram no ótimo resultado obtido no Pan-americano em Mar del Plata no final de Outubro.
A reflexão e meta que fica para a próxima temporada é que o desempenho e os resultados estão evoluindo conforme o planejado e, portanto, o desafio agora é continuar nesse caminho de crescimento.
Mais uma vez agradeço a todos que me apóiam e acreditam nesse projeto que iniciei em 2008 e vem crescendo a cada ano. Os amigos, familiares, minha técnica Elinai Schultz, o pessoal do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, que através do Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE) proporciona as condições necessárias para me preparar, disputar e alcançar todos esses resultados neste ano. Muito obrigado e espero continuar contando com o apoio de todos vocês que são fundamentais pra tudo isso!
Santa Catarina no Pódio em Mar del Plata na Argentina
Representante catarinense conquista vice-campeonato Pan-americano de Duathlon
O Campeonato Pan-americano de Duathlon foi realizado no último domingo, dia 31 de outubro em Mar del Plata na Argentina. A competição recebeu mais de 200 atletas da Argentina, Brasil, México, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Porto Rico e Costa Rica que estavam divididos em categorias para a disputa realizada na distância olímpica que é composta por 10 km de corrida, 40 km de ciclismo e mais 5 km de corrida.
A competição realizada na cidade litorânea de Mar del Plata teve um belo percurso pois tanto a corrida quanto o ciclismo foram realizados a beira mar. Porém a dificuldade foi muito grande devido a baixa temperatura no horário da largada - 8h da manhã - e o vento de aproximadamente 40k/h que castigou os atletas com mais intensidade na etapa de ciclismo onde era proibido o vácuo. A mostra desta dificuldade ficou evidente no tempo do campeão da categoria Elite, que ficou acima de 2 horas, sendo que nesta categoria o vácuo foi liberado.
André Santos, atleta FUNDESPORTE que competiu na categoria 25 a 29 anos, terminou a prova em 2h13min e garantiu o Vice-campeonato Pan-americano. Com o resultado o atleta melhorou a marca que obteve no Pan-americano de 2009 realizado na Colômbia, quando ficou na 3* posição. Além do vice-campeonato, André ainda fez o segundo melhor tempo dentre os 10 atletas brasileiros que disputaram a competição nas categorias. "Acredito que tenha sido uma das provas mais difíceis que já disputei devido às condições do clima. Estava muito bem preparado mas não esperava tanto frio e vento. Por ser uma prova sem vácuo o vento se tornou ainda mais desafiador, porém consegui superar estes obstáculos e fiz uma prova consistente do inicio ao fim. Fiquei satisfeito com o desempenho que trouxe este ótimo resultado nesta importante competição continental", analisou André.
O Pan-americano seria a última prova do calendário de 2010 que antes contou com as etapas do Campeonato Mundial, Brasileiro, Catarinense e mais três provas de duathlon na França. Mas agora, na última semana, foi confirmada a realização do Campeonato Ibero-americano de Duathlon no dia 15 de novembro em Cali na Colômbia. André aguarda a confirmação de apoio da PATCO (Confederação Panamericana de Triathlon) para ir até a Colômbia.
André avalia a temporada 2010: "Estou na expectativa e treinando para o Ibero-americano da Colômbia, mas independente de participar desta prova, já foi um excelente ano pois superei todos os resultados obtidos em 2009 e estou cada vez mais perto dos objetivos que estamos buscando. Até o final de novembro pretendo descansar - possivelmente após o dia 15 - para retomar os treinamentos em dezembro já visando a temporada 2011 onde tenho grandes desafios. Aproveito a oportunidade para agradecer novamente e frisar a importância do apoio que recebo do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, que proporciona as condições necessárias para me preparar, disputar e alcançar todos os objetivos deste ano".
Assinar:
Postagens (Atom)