Atleta de Santa Catarina em Duathlon na França


André Santos representa Santa Catarina em competição Francesa

Aconteceu no último domingo 26 de outubro, em Loivre na França a “Fête des Disciplines Enchainées” que em português significa “Festa das disciplinas juntas”. Como sugere o nome, o evento é composto por várias modalidades e contou com provas de duathlon, triathlon e aquathlon todas no mesmo dia e local.

O evento é organizado pelo segundo ano consecutivo pelo clube que leva o nome da cidade, Reims Triathlon. Loivre é uma típica e encantadora vila francesa e situa-se numa belíssima região rural a 10 km do centro ao norte de Reims.

Cheguei a Reims no sábado a tarde com bastante frio e chuva. No início da noite sai para ir a uma pizzaria e lá conheci o Vitor, um brasileiro que está fazendo seu mestrado na universidade local. Mais tarde Vitor me apresentou sua namorada, Naíma e outro brasileiro que também estuda em Reims, Marcos. Conhecer estes brasileiros foi sensacional, pois além de toda a ajuda que me deram com relação a competição (transporte, comunicação e apoio) ainda me levaram pra conhecer a cidade e me deram o prazer de uma agradável companhia.
No dia da prova, domingo, Vitor e Naíma me buscaram no hotel bem cedo, às 7h e fomos para Loivre. Talvez por se tratar de uma zona rural e de estarmos na margem de um rio que era o local da prova, sentíamos ainda mais frio e a sensação era de temperatura abaixo dos 5*C. Porém, a beleza do local com suas estradas impecáveis e vista deslumbrante, proporcionaram um bom percurso de ciclismo com subidas e descidas.

O duathlon dentre as três provas (duathlon, triathlon e aquathlon) foi a que contou com o maior numero de participantes, aproximadamente 70 atletas. Isso demonstra a importância e seriedade com que esta modalidade é encarada por aqui. Infelizmente no Brasil ainda não temos esse mesmo conceito.

Como já citei anteriormente, o frio foi um duro adversário de ser vencido, mas como a prova era curta, chamada de super sprint e composta por 2,5 km de corrida, 15 km de ciclismo e mais 2,5 km de corrida, não foi tão complicado de se manter aquecido.

Iniciei no ritmo dos primeiros colocados a primeira corrida e sai pra pedalar na sexta posição a 20 segundos do líder da prova. Imaginava pedalar junto com o pelotão que se formaria, mas o vácuo não era permitido e com isso tive dificuldade pra acompanhar o ritmo dos lideres e acabei perdendo três posições no ciclismo. Mesmo perdendo as posições, continuava muito perto de conseguir estar entre os cinco primeiros, mas errei na segunda transição e perdi muito tempo e esse erro me tirou totalmente a possibilidade de terminar entre os cinco primeiros. Ainda consegui ultrapassar um atleta e terminar na oitava posição geral e em primeiro na categoria S2 que equivale a 25-29 anos. Gostei bastante da prova, pois foi um treinamento dentro da preparação pro Pan-americano.

Deixo um agradecimento especial aos Amigos brasileiros Vitor, Naíma e Marcos. Muito obrigado!

André Santos recebe o apoio do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Fête des Disciplines Enchainées - Duathlon Super Sprint – Loivre/Reims - France - (26/09/10)



Campeonato Mundial de Duathlon – Edinburg/Scotland - (04/09/10)



Campeonato Mundial de Duathlon


André Santos representou Santa Catarina e o Brasil

O Campeonato Mundial de Duathlon foi realizado nos dias 4 e 5 de Setembro em Edimburgo na Escócia. A competição recebeu mais de 1200 atletas de 35 nações divididos em categorias para a disputa composta por 10 km de corrida, 41,6 km de ciclismo e mais 5 km de corrida.

André Santos, atleta FUNDESPORTE que integrou a delegação brasileira que representou o país em Edimburgo no Mundial terminou a prova em 2h21min34s na 27* posição da categoria 25-29 anos."Fiz uma boa prova e fiquei satisfeito com meu desempenho, embora o resultado pudesse ter sido melhor. A primeira corrida foi muito forte ate os 5 km, mas devido as subidas tive que diminuir o ritmo. Durante o ciclismo todos os atletas sofreram para superar as longas e íngremes subidas do Holyrood Park e comigo não foi diferente. Esse esforço acabou prejudicando a minha velocidade na última corrida, mas ainda consegui manter um bom ritmo pra finalizar a prova", analisou André.

Passado o Mundial, o atleta já inicia nesta semana a preparação para o Pan-americano, em Mar Del Plata na Argentina que será realizado no dia 30 e 31 de outubro. As vagas para estas competições foram conquistadas com o 1º lugar em sua categoria durante o Campeonato Brasileiro de Duathlon, realizado no mês de junho, em Belo Horizonte (MG). O duatleta fala sobre o próximo desafio: "Agora teremos dois meses para realizar os treinamentos e chegar ainda mais preparado para o Pan-americano. Aproveito a oportunidade para agradecer e frisar a importância do apoio que recebo do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, que proporciona as condições necessárias para me preparar e disputar todas as competições".

Acompanhe as informações e notícias do atleta em: http://andreduathlon.blogspot.com

Santa Catarina na disputa do Mundial de Duathlon na Escócia


Atleta irá representar Santa Catarina e o Brasil na competição mais importante da modalidade

O Campeonato Mundial de Duathlon será realizado nos dias 4 e 5 de Setembro e terá como sede Edimburgo na Escócia. A cidade é a capital do país desde 1492 sendo um importante centro econômico e cultural. Edimburgo é dividida em duas partes e a parte velha preserva sua fisionomia medieval, nela encontra-se o Castelo de Edinburgh, a Catedral St. Gilles, o Museu Real da Escócia, o Palácio de Holyrood e Universidade de Edinburgh e a Royal Mile (ou Milha Real), nome que se dá a uma sucessão de ruas que forma a artéria principal da cidade velha.

O país que é conhecido mundialmente pela tradição em produzir os melhores uísques, agora recebe mais de 1200 atletas de 35 nações divididos em categorias para uma intensa disputa que será composta por 10 km de corrida mais 40 km de ciclismo e finaliza com 5 km de corrida.

André Santos, atleta FUNDESPORTE integra a delegação brasileira que já está em Edimburgo e conta com 10 atletas e mais 3 dirigentes. “Chegamos bem e com tempo pra fazer o reconhecimento do percurso, que é indicado por todos os atletas como o mais difícil dos últimos anos, pois serão muitas voltas num circuito repleto de subidas, descidas e curvas, tanto na corrida quanto no ciclismo. Esse promete ser um desafio a mais para os atletas brasileiros que estão acostumados com percursos planos, mas temos certeza que representaremos bem nosso país. Apesar da dificuldade, a beleza que encontramos nos montes gramados de Edimburgo é impressionante e será um presente aos atletas na disputa”, comenta André sobre a expectativa para a competição.

André disputa pelo terceiro ano consecutivo o Mundial de Duathlon e tem apoio do Governo de Santa Catarina, com o Fundo de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Acompanhe as informações e notícias do atleta em: http://andreduathlon.blogspot.com